Aproxima-se a data da realização do Congresso do Rio de Janeiro

 

O I Congresso Estadual de Direito Educacional do Rio de Janeiro será realizado no dia 14 de setembro, no salão nobre do Instituto dos Advogados Brasileiros.

O tema será “O Direito Educacional e a Inclusão Social”.

A programação completa está sendo definida e já pode ser acessada pelo link www.abrade.org.br/ICONGRESSORJ.htm

Será coordenador o Presidente da Seccional da ABRADE-RJ, Prof. Nelson Joaquim

 

 

Abertura de vaga para o Conselho Científico da ABRADE

 

Os associados ativos da ABRADE que tenham significativa produção científica poderão submeter suas propostas para o preenchimento de uma vaga existente no Conselho Científico, tendo em vista o falecimento do Conselheiro Edivaldo Boaventura.
Os interessados devem encaminhar mensagem para o e-mail abrade@abrade.org.br até o dia 12 de setembro com seu curriculo atualizado (ou indicação do curriculo lattes, caso possuam).

Através do link http://www.abrade.org.br/conselhos.htm é possivel conhecer os atuais membros dos colegiados da Associação.

 

 

Novo canal de comunicação com a ABRADE

 

A ABRADE já conta com mais um canal de comunicação. Os associados podem se comunicar com a entidade pelo telefone (61) 98315-0381.  

A Secretária Administrativa da entidade é a Professora Rosana dos Santos.

 

 

Página eletrônica da ABRADE tem aumento significativo de acessos

 

O site da Associação Brasileira de Direito Educacional registrou um aumento de 69% entre os meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018.

Em relação à média de 2017 o crescimento foi de 96%.

Nesse primeiro mês do ano existiram mais de 12.000 visitas.

 

 

Inscrições para o XIV Congresso Brasileiro de Direito Educacional já podem ser realizadas

 

Estão abertas as inscrições para o XIV Congresso Brasileiro de Direito Educacional que será realizado em Curitiba nos dias 16 e 17 de abril de 2018.

O programa pode ser acessado através do link http://www.abrade.org.br/XIVCONGRESSO.htm

Estão definidos os temas das conferências bem como os painéis.

O congresso terá por sede o auditório da UNINTER – Centro Universitário Internacional, no centro de Curitiba.

As inscrições são gratuitas para os associados da ABRADE em dia com as anuidades.

Um dos objetivos do congresso é analisar os aspectos fundamentais do direito e da educação dentro do atual contexto brasileiro e debater caminhos para a superação das consequencias dos desgastes políticos que afetam a sociedade e,em especial,os jovens no processo de sua formação como cidadão.

Também são metas conhecer o direito educacional comparado na América Latina; aprofundar o conhecimento de principais tópicos do Direito Educacional; possibilitar uma visão nacional do desenvolvimento do Direito Educacional e debater os grandes temas do Direito Educacional aplicáveis à educação básica e superior.

 

 

ABRADE convoca Assembléia Geral que será realizada durante o congresso de Curitiba

 

Os associados da ABRADE estão convocados para a Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária que será realizada no dia 16 de abril de 2017, em Curitiba.

O edital pode ser acessado por intermédio do link http://www.abrade.org.br/agoe2018.htm

 

 

I Congresso Estadual de Direito Educacional da ABRADE-RJ será realizado no Rio de Janeiro

 

Já se encontra definido que no dia 14 de setembro de 2018 será promovido no Rio de Janeiro o I Congresso Estadual de Direito Educacional.

O tema central será “O Direito Educacional e a Inclusão Social”.

A programação completa já pode ser acessada pelo link www.abrade.org.br/ICONGRESSORJ.htm

A coordenação será do Dr. Nelson Joaquim, Presidente da Seccional Rio de Janeiro.

 

 

Convenio com rede de hotéis beneficiará os participantes do Congresso

 

 

Objetivando colaborar com os associados e demais pessoas inscritas para o XIV Congresso Brasileiro de Direito Educacional, que se realizará em Curitiba nos dias 16 e 17 de abril próximo, a ABRADE estabeleceu em convenio com uma rede de hotéis daquela cidade.

Através do link http://www.abrade.org.br/grupoadesao.pdf  é possível verificar as tarifas. O Hotel Slaviero Slim é na mesma rua da entidade.

Lembramos que o evento será na UNINTER, que se situa na Rua Luiz Xavier, 103 – Centro.

A ABRADE não está tendo nenhum comissionamento. Todas as vantagens foram revertidas para os associados.

As reservas deverão ser feitas diretamente com o hotel e com a devida antecedência.

 

 

XIV Congresso Brasileiro de Direito Educacional, realizado em Curitiba, obteve pleno êxito

 

Com a presença de juristas e educadores de todo o Brasil, foi realizado em Curitiba, durante os dias 16 e 17 de abril de 2018, o XIV Congresso Brasileiro de Direito Educacional.

A conferência de abertura foi feita pelo Desembargador Sérgio Andrea Ferreira

 

 

Congresso Estadual de Direito Educacional será realizado em Vitória

 

A Associação Brasileira de Direito Educacional, através de sua Seccional do Espírito Santo, estará realizando, em Vitória, no dia 25 de junho de 2018, o I Congresso Estadual de Direito Educacional.

A coordenação será da Profª. Eliane Bravim, Presidente da Seccional.

Maiores informações e inscrições estão disponibilizadas no site da http://www.abrade.org.br/ICONGRESSOES.htm

 

 

XIV Congresso Brasileiro de Direito Educacional será realizado em abril de 2018

 

O próximo Congresso da ABRADE ocorrerá no mês de abril de 2018, seguindo a mesma linha de trabalho que foi exitosa no último evento promovido em São Paulo.

Está sendo definida a cidade sede, assim como a data e o tema central.

Haverá espaços para que os associados façam a apresentação de trabalhos científicos. O edital de chamada ocorrerá em novembro próximo.

 

 

Propostas de temas para o XIV Congresso Brasileiro de Direito Educacional são recebidas pela ABRADE

 

Diversas propostas de temas para o próximo Congresso, que será realizado em Curitiba, nos dias 16 e 17 de abril de 2018, já foram recebidas pela entidade.

O prazo para encaminhamento das sugestões de tema central e subtemas vai até o dia 30 de janeiro 2018.

Na segunda quinzena de janeiro será disponibilizado o edital para submissão de trabalhos científicos. O mesmo estará disponivel no site da entidade.

 

 

 

 

Seminário Brasileiro sobre Direito Educacional será realizado na Bahia

 

A ABRADE estará realizado no dia 21 de novembro de 2017, em Salvador, o Seminário Brasileiro sobre Direito Educacional no Estado da Bahia.
O evento terá como tema central “Sistematização das ações judiciais na área do Direito Educacional”.
Ocorrerá na Escola Superior de Advocacia, situada na Rua do Carro, 136, Nazaré, Salvador.
A Coordenação Científica é da Dra. Katia Almeida, Presidente da Seccional e do Dr. George Dantas, Vice Presidente da ABRADE na Bahia, bem como da Dra. Thaís Bandeirante, da Escola Superior de Advocacia.
Existirão quatro painéis: "Sistematização das Ações Judiciais na área do Direito Educacional”; "A relevância do Direito Educacional e suas transformações", "Mudanças que estão sendo direcionadas ao novo Plano Nacional de Educação" e "O Fundeb e as novas propostas em tramitação”.
As inscrições serão gratuitas, podendo serem feitas através de mensagem para o e-mail abrade@abrade.org.br ou no próprio local (Escola Superior de Advocacia).
O Seminário é fruto do trabalho da Seccional da Bahia e celebrará a importante integração com a Ordem dos Advogados do Brasil e com os Sindicatos de Estabelecimentos de Ensino do Estado.

 

 

 

ABRADE e OAB realizarão evento no Maranhão

 

Está programado para o dia 26 de outubro de 2017, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão, um evento promovido pela ABRADE, através de sua Seccional daquele Estado.

As informações estão disponíveis pelo link http://www.oabma.org.br/agora/noticia/oabma-realiza-i-congresso-regional-de-direito-educacional-3146

No ensejo será implantada a Seccional da ABRADE-MA.

 

 

Comemorações dos 40 anos do primeiro evento sobre Direito Educacional serão feitos em outubro

 

A Associação Brasileira de Direito Educacional estará realizando, em 19 de outubro de 2017, em parceria com o SEMESP, atividades comemorativas dos 40 anos do primeiro evento sobre Direito Educacional.

Será um registro público que homenageará o pioneiro desse ramo do saber jurídico, o Prof. Renato Di Dio. 

A atividade será em São Paulo e abordará também temas da atualidade no campo das relações juspedagógicas.

Maiores informações podem ser obtidas no link http://www.semesp.org.br/site/eventos/seminario-comemorativo-dos-40-anos-do-primeiro-congresso-de-direito-educacional-realizado-no-brasil/?utm_campaign=Eventos&utm_content=Semesp+%7C+Sindicato+das+Mantenedoras+de+Ensino+Superior+%282%29&utm_

medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=Semin%C3%A1rio+de+Direito+Educacional+%E2%80%93+Palestrantes

+confirmados

 

 

Associados da ABRADE podem submeter propostas para integrar o Banco de Especialistas e o Banco de Docentes de Direito Educacional

 

A ABRADE está com prazo aberto para que seus associados submetam propostas para integrar o Banco de Especialistas em Direito Educacional e o Banco de Docentes de Direito Educacional.

Todos os encaminhamentos devem ser feitos através do e-mail abrade@abrade.org.br até o dia 31 de julho de 2017.

No mês de agosto estará sendo criado o Banco de Jurisprudência em Direito Educacional e o Banco de artigos doutrinários em Direito Educacional.

Ambos servirão como referência para os profissionais, estudiosos e pesquisadores que se interessam pelas relações juspedagógicas. Em breve estarão disponíveis no site as normas e informações completas de como podem ser encaminhados os textos.

 

 

Seccional da ABRADE no Rio de Janeiro realiza encontro.

 

Foi realizado no dia 7 de julho de 2017 reunião da Seccional Rio de Janeiro da ABRADE para definir ações estratégicas a serem realizadas no segundo semestre deste ano. No ensejo foi feita uma conferência do presidente da seccional, Dr. Nelson Joaquim.

 

 

Apresentações do Congresso Brasileiro de Direito Educacional são disponibilizadas pela ABRADE

 

O XIII Congresso, realizado em abril de 2017, contou com a apresentação de onze trabalhos científicos, feitos por especialistas em Direito Educacional.

Objetivando permitir uma visão geral do evento pelos associados e demais interessados nesse campo do saber jurídico, a ABRADE resolveu disponibilizar todas as exposições feitas nos painéis.

O acesso pode ser feito por intermédio do link http://www.abrade.org.br/XIII_CBDE.htm

 

 

ABRADE já possui associados em 25 das 27 Unidades da Federação

 

A Associação Brasileira de Direito Educacional está já presente em 92% do território nacional.   Faltam apenas dois Estados para se completar a atuação em todo o Brasil.                  

Os dados de 31 de maio de 2017 mostram a seguinte distribuição por Região Geográfica:

 

 

 

Seminários e encontros regionais debaterão temas nacionais e regionais

 

Durante o segundo semestre de 2017 serão realizados alguns seminários e encontros regionais.    A programação está sendo elaborada a partir de propostas encaminhadas pelas Seccionais já implantadas e por grupos de associados que pretendem implantar novas Seccionais.

Os encontros serão de um dia e enfocarão temas nacionais e regionais.

 

 

Plano de atividades da ABRADE prevê 20 metas para o biênio 2017/2018

 

Durante a Assembleia Geral realizada em abril de 2017 foi aprovado o Plano de Atividades da ABRADE, prevendo 20 metas.

Acesse o link http://www.abrade.org.br/plano.htm  e conheça as ações que estarão sendo implementadas.

 

 

Secretaria Administrativa é implantada em Brasilia

 

A partir de 15 de maio de 2017 a ABRADE já tem em funcionamento, em sua sede, a Secretaria Administrativa.  

O objetivo é possibilitar uma maior gama de serviços para os associados e apoiar os Conselhos Diretor, Científico, de Ética, Fiscal e as Seccionais.

 

Congresso Brasileiro de Direito Educacional é realizado em São Paulo

 

A ABRADE realizou o XIII Congresso nos dias 24 e 25 de abril de 2017, com a presença de especialistas de diversos Estados brasileiros.

O programa permitiu que, além da conferência magna, existisse cinco painéis com apresentações de trabalhos versando sobre os mais relevantes temas.

A coordenação geral foi do Dr. João Gualberto de Carvalho Menezes, ex-Secretário de Educação de São Paulo e atualmente integrante do Conselho Científico da ABRADE e do Conselho Municipal de Educação.

Houve a concessão do Prêmio Destaque em Direito Educacional e registro dos 20 anos de fundação da ABRADE.

Ficou definido que o próximo congresso será em abril de 2018, sendo precedido de seminários regionais.
As conclusões e apresentações serão inseridos na página da eletrônica da ABRADE.

 

 

Banco de Especialistas em Direito Educacional é consultado por pessoas de todo o Brasil

 

Durante o último Congresso, realizado na cidade de Salvador, foi lançado o Banco de Especialistas em Direito Educacional.

O mesmo vem sendo acessado por pessoas de todo o país.

Integram o quadro associados com vasta experiência nas relações juspedagógicas, após uma manifestação do Conselho de Ética.

 

 

Artigos sobre Direito Educacional passam a ser disponibilizados no site da ABRADE

 

O novo site da ABRADE passará a divulgar artigos sobre Direito Educacional e áreas afins.

Os textos podem ser remetidos pelos associados para o e-mail abrade@abrade.org.br

Haverá uma análise do Conselho Executivo Nacional, sendo ouvido integrantes do Conselho Científico.

 

 

Novo site da ABRADE traz maiores informações sobre a entidade

 

A ABRADE, buscando tornar mais ampla a oportunidade de divulgar ações no campo do Direito Educacional, criou um novo site. O mesmo, ainda provisório, será gradualmente modernizado.

Existem diversos ícones que ainda serão complementados.

Mande suas sugestões para que possamos aperfeiçoarmos o trabalho.